A UE está comprometida com investimentos ‘verdes’ para este ano de 2020

A União Europeia quer aumentar os investimentos “verdes” com novas medidas

Se você ainda está se perguntando quando será um bom momento para investir, hoje responderemos a essa pergunta e ofereceremos uma alternativa que pode ser interessante.

São investimentos chamados de “verdes”, que a União Europeia deseja promover com o lançamento de novas medidas.

Um acordo para impulsionar investimentos verdes e sustentáveis

As instituições da UE chegaram a um acordo para impulsionar esses tipos de investimentos chamados “verdes”, pois são investimentos de natureza ecológica e sustentável.

Este acordo visa criar uma nova categoria de índices de referência, a fim de oferecer mais informações aos investidores sobre a pegada de carbono de seus portfólios.

Nesta categoria de “transação climática”, entrariam os índices de empresas que, devido à sua trajetória, seriam considerados como tais. Uma trajetória de descarbonização até o final de 2022, que pode ser quantificada e baseada em dados científicos.

Também haveria uma categoria de índices de referência para uma pegada de carbono positiva com uma abordagem mais ambiciosa. Isso seria criado para permitir aos investidores alinhar seus portfólios com o objetivo proposto no Acordo de Paris.

Uma das máximas deste acordo é limitar o aquecimento global, colocando-o abaixo de 2 graus. Nesta categoria de índices de referência, essas empresas com uma pegada de carbono “positiva” seriam incluídas.

Um grupo de assessores para selecionar as assinaturas

Para a criação destas categorias para promover investimentos de natureza ecológica e sustentável no bloco comunitário, haverá um grupo técnico de especialistas encarregados de aconselhar Bruxelas a selecionar as assinaturas que serão incluídas nesses novos índices de referência propostos para impulsionar os investimentos “verdes”.

Da mesma forma que esses técnicos especializados oferecerão aconselhamento sobre as assinaturas que podem ser incluídas, eles também serão encarregados de aconselhar a Comissão caso considerem excluir, se necessário, qualquer setor econômico desses índices de referência.

Valores de referência para oferecer investimentos “verdes”

Os mercados estão em constante evolução e esse tipo de índice pode ajudar os investidores a desfrutar de investimentos “verdes” e a desenvolver estratégias climáticas.

Essa é uma proposta muito ambiciosa e interessante, porque, graças a esse contrato, os investidores podem se beneficiar desses índices.

De acordo com as declarações do vice-presidente do executivo da comunidade Valdis Dombrovskis, responsável pelos Serviços Financeiros, com este plano de ação ‘o crescimento sustentável pode ser financiado assim como participar na reorientação dos fluxos de capital para investimentos mais sustentáveis’.

Por outro lado, Eugen Teodorovici, ministro das Finanças da Romênia e que durante este semestre é responsável pela presidência da UE, enfatizou que todos devemos reconsiderar a maneira como fazemos negócios e investimos nosso dinheiro.

Ele acrescenta ainda que, graças a esse acordo entre as instituições da União Européia, será muito mais fácil para os investidores desenvolver estratégias climáticas e selecionar projetos, infraestruturas e tecnologias sustentáveis, uma vez que será necessário apenas procurar na categoria de benchmarks que propor da UE.

Por enquanto, é apenas uma proposta da União Européia aumentar os investimentos “verdes” entre os investidores, já que antes de adotá-lo formalmente, eles precisam fechar algumas questões técnicas do acordo.

Feito isso, será enviado aos diferentes estados membros da UE e ao Parlamento Europeu para decidir.

É um bom momento para investir? Claro!

Para aqueles indecisos é preciso dizer que este ano na Bolsa temos bons preços, portanto, em princípio, pode ser uma boa oportunidade para investir.

No entanto, devemos estar cientes de que se deixar levar pelas expectativas pode ser um problema; portanto, quanto mais objetivos somos, melhor.

Além disso, precisamos saber como lidar com os medos gerais dos investidores que podem nos fazer perder as melhores oportunidades de investimento.

Portanto, se você conseguir manter a calma e não se deixar levar pelo sentimento geral do mercado, certamente poderá obter um bom retorno, embora não sem se expor a riscos, por isso também deverá tolerar a volatilidade do mercado.

Para ter um portfólio rentável, o planejamento financeiro e a paciência são importantes, principalmente para entender os riscos de diferentes investimentos. No momento em que você decidir investir, você terá que fazê-lo com disciplina e, de maneira responsável, isso está claro.

Neste caso, e se o acordo da UE para impulsionar investimentos “verdes” funcionar, podemos selecionar as empresas que mais nos interessam na categoria de índices de referência em questão para desfrutar de um portfólio composto por investidores ecológicos e sustentáveis.

admin

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *