Como interpretar os indicadores econômicos

Todos sabemos que para realizar previsões certeiras no trading com operações binárias faz falta uma boa análise. Há diferentes tipos de análises aos que recorrem aos traders em busca de respostas, e de fato muitos também combinam ambas correntes e análises para encontrar a oportunidade perfeita para investir.

Para levar a cabo qualquer estratégia com eficiência será importante dispor de informação útil sobre os mercados e os ativos e todo tipo de ferramentas de trading que nos sirvam de apoio.

Glossário do conteúdo do artigo:

E é que a análise é um dos aspectos mais importantes para desfrutar de bons resultados em qualquer investimento. Então já sabe por onde você deve começar.

Dentro das opções binárias podemos optar pela análise técnica e pela análise fundamental. Nesta ocasião vamos nos focar na análise dos indicadores econômicos, e portanto, a análise fundamental será nosso tema principal no seguinte artigo.

O que é análise fundamental?

Como dizíamos, há duas possibilidades, a análise técnica e a fundamental. Ou ambas. Mas beste caso vamos nos focar na análise fundamental, que é aquele que foca nos dados para interpretar o comportamento do mercado financeiro.

Trata-se de um estilo de análise que busca o valor essencial em um investimento, já que toda cotação em teoria tende a voltar seu valor real. Tendo em conta este aspecto o que faremos através da análise fundamental será determinar esse valor real.

Como analistas fundamentais deveríamos saber que quando o preço do mercado financeiro é inferior ao valor essencial, então o ativo estará infravalorizado e portanto seu preço aumentará em um futuro quando o mercado se ajuste.

Dessa forma, é necessário que como trader de análise fundamental você seja capaz de calcular este valor essencial ou fundamental de um ativo subjacente, e que saiba qual é seu preço atual, assim como estimar quais serão seus movimentos no futuro.

O que necessitaremos para a análise fundamental?

Se sabemos que o que se busca com a análise fundamental é conseguir o valor real ou verdadeiro do ativo financeiro, então teremos que ter em conta todos aqueles fatores ou elementos que podem afetar, de uma forma ou outra, o valor do mesmo.

Há muitas ferramentas de análises que nos servirão para desfrutar da análise fundamental e é que ter em conta as previsões econômicas tanto do entorno quanto a nível geral e ter em mão qualquer outro tipo de informação que afete o comportamento dos ativos em questão será muito importante para tomar as melhores decisões de investimento.

Para a análise fundamental usaremos todo tipo de informação que nos seja útil, como notícias, publicações e todo tipo de dados que estejam relacionados ou afetem os ativos que nos interessam.

Temos que nos preocupar pelos dados financeiros, econômicos, políticos, sociais, culturais… tudo o que nos possa ajudar para realizar as previsões com mais precisão sobre os movimentos dos mercados financeiros e como cotam os ativos.

Quais são os indicadores econômicos mais úteis?

Para realizar uma boa análise fundamental é importante saber que ferramentas nos convém mais utilizar, e neste caso que estamos falando dos indicadores econômicos vamos ver quais são os que nos podem ser mais úteis.

  • O PIB. Um dos pontos mais relevantes quando se analisa a economia é o Produto Interno Bruto, já que este é o que reflete o estado e valor dos bens e serviços que se dão no mercado em um tempo determinado. O informe do PIB é muito útil para saber se houve um crescimento no ativo ou não, e poder fazer as previsões que mais convenham para que os investimentos sejam satisfatórios.
  • O IPC. O índice de preços ao consumidor nos indica a inflação do mercado, pois este representa as variações que se dão nos preços minoritários, e isto nos indica o poder aquisitivo de uma divisa determinada. Este indicador nos oferece informação sobre as mudanças de tendências, então é importante em uma análise fundamental.
  • Os indicadores de emprego. Estes também são úteis para a análise, pois nos indica a quantidade de empregos que se criaram ou eliminaram, e nos dá informação sobre o estado da economia de um ciclo.
  • Vendas por varejo. Os informes sobre vendas varejistas também os ajudam a saber o gasto que os consumidores fazem e portanto o êxito que os varejistas têm. Estes informes se publicam a cada mês e nos ajudam a determinar os padrões nos gastos, o que nos serve para saber a tendência atual da economia.
  • Publicações sobre os tipos de juros. Sem dúvida outro indicador muito útil em nossas análises, já que são os principais indicadores da macro economia. As mudanças nas taxas de juros influenciam na cotação de divisas, pois estes geram volatilidade e portanto se vêm mais os movimentos nas tendências dos ativos.

Além dos indicadores econômicos também há outro tipo de informes que nos podem ser úteis na hora de desenvolver a estratégia usando a análise fundamenta.

Temos o informe da balança comercial, os informes do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC) e o índice de atividade manufatureira (ISM), por exemplo.

Vejamos para que nos podem servir estes informes:

  • A balança comercial é o registro que mede a proporção das importações e exportações dentro do país em um período de tempo e que nos serve para saber quão forte está a economia. Se há déficit a divisa tende a se debilitar enquanto que se mostra superávit se mostrará mais fortalecida. Quando as exportações são zero, significará que exportações e importações são iguais, e então falaremos de um comércio equilibrado. Há muitos fatores que influenciam nas exportações e importações, e é por isso que os informes da balança comercial são úteis para a análise fundamental.
  • Os informes do FOMC pertencem à Reserva Federal e estes nos definem a política monetária nos Estados Unidos. Nestes informes do FOMC podemos apreciar a evolução da economia a nível mundial e é por isso que se trata de um indicador muito relevante para a análise dos mercados financeiros.
  • O ISM ou índice de atividade manufatureira também é um indicador de confiança na economia, já que este informe reflete a quantidade de atividade manufatureira que houve no mês. Se o valor da atividade cresce então os investidores podem ver também um fortalecimento no mercado. Para a análise é importante ter em conta os resultados deste informe mês a mês, já que é assim como poderemos ver melhor a evolução e utilizar o indicador corretamente para os investimentos.

Como pode ver há muitos indicadores econômicos que podem ser úteis para a análise fundamental dos mercados financeiros.

Sempre e quando você saiba como interpretá-los e atue tomando as decisões adequadas no momento mais indicado, o trading com opções binárias te proporcionará as rendas extras que precisa.

admin

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *