segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Inversao

Como investir uma grande quantia de euros em 2023, segundo os especialistas?

Como investir uma grande quantia de euros em 2023, segundo os especialistas?

Apesar de o mercado de ações ter tido uma boa abertura neste 2023, ainda se fala em queda e recessão em termos de benefícios. Nesse sentido, existem algumas alternativas do que fazer caso queira investir algum valor economizado, seguindo a recomendação dos especialistas.

O ano começa bem, mas não se sabe o que acontecerá nos próximos meses, a esperança é que as perspectivas otimistas continuem para que o mercado se recupere.

Todos pensam que 2023 é um ano que promete prosperidade para começar a investir, outros ficam com medo de que isso não aconteça e aguardam que alguma decisão seja tomada.

Glossário do conteúdo do artigo:

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

No entanto, a opinião dos consultores financeiros poderá alertá-lo quanto à veracidade de todas essas notícias e, se realmente estas terão alguma repercussão no mercado em determinado momento.

Partindo da premissa de que a atualidade econômica terá a responsabilidade de condicionar a melhor forma como você pode investir seu dinheiro, como costumam fazer seu patrimônio líquido, objetivos financeiros e perfil de risco associado à sua idade.

Diante deste cenário, existe o critério do que você poderia fazer hoje, se tiver uma grande quantia de euros economizada em sua conta para começar a investir, seguindo as instruções dos consultores financeiros que mantêm comunicação com Business Inside, Espanha.

De acordo com o dinheiro economizado, reserve entre 3 e 9 meses de gastos

Se pretende reforçar o seu capital através do investimento, com base em bons apoios econômicos, deve estar atento ao efeito da inflação para que obtenha o que previu.

Para isso, é recomendável descontar os 9 meses de despesas fixas. Ou seja, deixe-os para lá, mesmo que haja prejuízo com a inflação, pois fica mais difícil ter que resgatar dinheiro, já investido em um momento ruim.

Por isso, os especialistas recomendam um mínimo de 3 meses, direcionados para um fundo de emergência e até 12 meses, de acordo com a variação da sua renda, levando em consideração despesas imprevistas que você possa ter, pois não é a mesma coisa morar em uma casa de um parente do que cuidar de uma hipoteca.

Fuja de alguns depósitos

Deve ficar claro que, ao aumentar as taxas de juros para conter a inflação, os depósitos conseguiram encontrar retornos muito mais atraentes do que em outros anos.

No entanto, nunca deve arriscar a liquidez do seu fundo de emergência, nem a oportunidade de obter mais dinheiro no mesmo período de tempo e com um risco muito menor.

Por isso, é importante ter em mente que os depósitos estão subindo as taxas e essa é uma alternativa muito interessante, apesar da inflação ainda ser de 10%, não é possível contrariá-la com um depósito de 1%.

Investir em 2023

A alternativa de fazer um primeiro investimento até 15 mil euros em fundos indexados

Independentemente do perfil de risco, não é recomendado o investimento de todo o capital poupado, é muito melhor gerir um determinado montante numa carteira de fundos de investimento, que pode ascender entre os 10.000 e os 15.000 euros, pois, com isso, você terá a oportunidade de combinar várias estratégias que podem ser uma carteira de 4 ou 5 fundos de investimento mundiais, incluindo Europa, Estados Unidos ou Ásia.

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

A combinação de gerenciamento ativo e passivo de fundos de índice

Alguns fundos poderão ter a oportunidade de estar em gestão combinada ou em gestão ativa, onde se destacam os valores subestimados de qualidade, bem como o crescimento na sua tradução, preservando a sua tradição.

Outros poderiam ser fundos indexados, muito mais globais e de baixo custo. Desta forma, você colocará cerca de 2 ou 3 estilos de gestão diferentes competindo entre si em seu portfólio, para ver qual é o mais lucrativo.

Além disso, deve certificar-se de que a entidade através da qual está a investir o seu dinheiro, seja um banco, um Roboadvisor ou uma gestora de fundos, proponha sempre fundos diversificados, seja em tipo de ações ou em mercados.

O investimento de forma escalonada

O investimento de forma escalonada é importante praticar, pois permite a compra a um custo maior no futuro. Quando você investe, se fizer no longo prazo, levará mais tempo para investir e, em contrapartida, terá que obter maior rentabilidade.

Mas se você investir agora e tiver uma queda de 25% em um mês, vai perceber a diferença de quando comprou mais barato.

Ou seja, a melhor estratégia é investir uma certa quantia de dinheiro mensalmente. Isso significa que você está comprando na baixa e na alta, mas no final os lucros serão uma boa recompensa.

Nunca tente fazer trading com o mercado, por se tratar de um procedimento complexo, é preferível que o faça mensalmente para que seja melhor remunerado. Já que nesse trading, quando você quer encontrar o melhor momento para investir, pode perder entre 1 e 1,5% de rentabilidade.

Você deve economizar 10% do dinheiro para oportunidades de mercado

A começar pelo fato de ter um capital elevado, é sempre aconselhável poupar cerca de 10% do dinheiro disponível, para investir nas oportunidades que surgem no mercado, ou quem sabe aprovar produtos de ponta.

Caso tenha capacidade de poupar e possa contribuir para o seu fundo de emergência, é muito provável que, ao mesmo tempo que faz contribuições regulares para os seus fundos de investimento, tenha a possibilidade de acumular esse dinheiro na sua conta e retirá-lo quando precisa, sempre pensando na sua segurança financeira.

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

Tente não investir mais de 15% em criptomoedas ou qualquer outro investimento alternativo

Atualmente, os investimentos alternativos se tornaram muito populares, pois facilitam o aumento da diversificação da carteira porque têm um ponto lúdico, que alguns depósitos estão longe de ter.

No entanto, alguns desses investimentos tendem a ser muito arriscados para alguns tipos de perfis. Isso se refere aos quadros ou aquelas bolsas de marcas reconhecidas que podem perder valor com o tempo.

Assim como ativos atuais, como criptomoedas, que podem cair tão rápido quanto subiram. Por esse motivo, é recomendável que você use parte do seu dinheiro para entretenimento, pois isso está intimamente relacionado ao seu interesse no capital.

Mas você deve ter em mente que esse valor deve ser reduzido, ou seja, deve ficar entre 10 e 15%.

Investimento em 2023

A expectativa que se cria para o ano de 2023, a partir do mês de janeiro, traz em si grandes propósitos, esperando sempre que com trabalho, perseverança, esforços e bons hábitos possam ser concretizados. Tendo claro que os objetivos estão aí e que se espera alcançá-los no final do ano.

Um dos propósitos maiores é a economia e rentabilidade que pode oferecer tentando controlar a inflação excessiva que foi desencadeada nos anos anteriores.

É óbvio que, no ano de 2023, está presente uma crise energética, uma guerra na Europa, que afetou notavelmente toda a área comercial e industrial e instalou no mercado a possibilidade de recessão, de alteração na cadeia de abastecimento, sobe nos bancos centrais, afetando a produção e distribuição de bens e produtos.

Este fator afetou a Espanha através de um déficit estrutural e de uma dívida pública que atingiu níveis impensáveis. Pode-se dizer que a economia espanhola está atualmente em um estado de transição para um sistema muito mais liberal e aberto.

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

Alberto Carranza

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *