segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Inversao

O trading pode realmente gerar ganhos para viver?

A atividade econômica de trading experimentou um boom sem precedentes recentemente. Essa explosão se deve ao fato de permitir que você viva do tradingganhe uma certa quantia de dinheiro para ser considerado um trabalho produtivo e muito benéfico para quem se dedica a ele.

Você pode até ter ouvido alguns empresários dizerem que querem entrar no negócio de trading para ganhar muito dinheiro. Porém, é verdade que essa atividade é tão produtiva a ponto de considerarmos que poderia ser nossa principal forma de obtenção de renda?.

Antes de esclarecer as dúvidas sobre se o trading pode se tornar nossa principal fonte de renda e quais são suas características fundamentais, é necessário, antes de tudo, explicar em que consiste esse negócio.

Glossário do conteúdo do artigo:

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

O que é trading?

No fundo, o trading nada mais é do que a troca de ativos: adquirir e posteriormente vender ações de empresas, metais preciosos, criptomoedas ou moedas diversas que lhe permitam beneficiar da especulação e das flutuações das bolsas, sempre com o objetivo de obter ganhos econômicos.

Por isso, o profissional que almeja fazer do trading sua principal fonte de renda deve saber exatamente quando comprar e vender essas ações.

Fatores a ter em conta

É simples? De certa forma, sim. Mesmo que certos elementos, como os seguintes, devam ser levados em consideração:

·      Zero improvisações

A primeira coisa é que você não deve improvisar. Você tem que estar muito bem preparado antes de iniciar esta atividade econômica, pois é muito possível que perdas relevantes de dinheiro sejam geradas se você não se preparou o suficiente.

·      Conheça antecipadamente o capital disponível

Em segundo lugar, saiba o dinheiro exato com o qual você vai contar para realizar as várias operações do trading. Da mesma forma, existe uma regra de ouro em finanças que consiste em não aplicar mais de 30% de sua renda econômica neste negócio.

·      Muita paciência

A terceira é a paciência. Por que dizemos isso? Simplesmente porque os lucros provenientes do trading não vão chegar imediatamente.

Desta forma, se você se preparou bem, conhece perfeitamente o capital que possui e é paciente, poderá perfeitamente viver desta atividade. Se você assumir essas três ideias centrais, será mais fácil ganhar a vida com o trading.

Se você for claro o suficiente para assimilar esses três princípios, não se desesperará por ter que esperar vários meses ou mesmo anos até ver margens de lucro apreciáveis que lhe permitam deixar seu emprego anterior.

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

Técnicas e ferramentas

Vamos repetir de outra forma a pergunta que se torna o leiv motiv deste pequeno artigo: É possível viver do trading? Sim, você pode e, de fato, existem muitos, muitos comerciantes que alcançaram grande sucesso.

Apesar disso, nenhum deles descuidou do que recomendamos: uma sólida preparação, principalmente em diferentes cursos para lidar com instrumentos especialmente desenhados para o trading, como copy trading e alguns outros.

Copytrading é a estrela das ferramentas para operar no trading

Com esses cursos, você pode aprender diferentes ferramentas sobre como trabalhar no trading. De todas elas, o copy trading é a técnica ideal para você começar a praticar esse negócio, mesmo que não tenha experiência suficiente para isso.

Consiste simplesmente em realizar ordens de compra e venda que outros profissionais solidamente estabelecidos por suas experiências realizam.

Para que você possa usar o copy trading, você precisa ir a plataformas especializadas que lhe oferecerão esse serviço com a condição de que você pague uma comissão por isso.

Se você puder combinar efetivamente essa estratégia, juntamente com o que aprender na prática diária, abrirá um caminho seguro para o sucesso comercial.

Você precisa de uma estratégia

Da mesma forma, você vai precisar de uma estratégia consistente ao tempo que vai usar para fazer investimentos em trading. Se você vai ter 24 horas por dia para trabalhar nisso, recomendamos scalping e Swin.

Através da primeira delas você poderá comprar e vender ações em pouquíssimo tempo. A segunda permitirá que você se beneficie dessas mudanças repentinas e imprevistas nas diferentes tendências do mercado e que costumam ser muito comuns.

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

Outros fatores cruciais para ter êxito no trading

Além dos fatores mencionados acima, existem cinco condições fundamentais para poder viver do trading sem nenhum inconveniente. A seguir, explicaremos o que são:

·      Capital disponível

Trata-se de saber analisar a quantidade de dinheiro disponível, bem como a rentabilidade que você poderia obter desse capital. Em termos puramente estatísticos, uma taxa de lucro ideal para os traders varia entre 4% e 6%. Digamos que estamos falando de 5% em média.

Esta é uma perspectiva realista que tem uma certa regularidade. Você deve levar em conta que pode ter meses em que ganha apenas 10%, assim como outros em que perde capital. No entanto, esse valor de 5% não é ruim, pois implica um lucro anual de 60%.

Para ser sincero, você conhece algum tipo de negócio que possa lhe oferecer tamanha rentabilidade por ano?.

·      Tempo de dedicação

Este fator é decisivo. Nunca será o mesmo se você passar duas horas por dia no trading do que duas horas por semana. De qualquer forma, se você gastar muito tempo com esse negócio, isso será prejudicial para você, pois no final você se bloqueará devido à grande quantidade de informações.

O que recomendamos é que, para que você aprenda rápido sem ficar saturado, o ideal é que você dedique três horas diárias divididas em duas sessões. Aqui você incluiria não apenas as próprias operações, mas também revisaria suas estratégias de trading, observaria diferentes gráficos, backtest, preparar-se psicologicamente, etc.

·      Estrutura mental

Você precisa se fazer esta pergunta: você está mentalmente preparado para se comportar como um trader de verdade? Muitas vezes, é um erro muito comum começar a treinar em certas estratégias e modelos quando você começa a lidar com os mercados.

Depois de fazer isso, você descobre que o que está falhando é o nosso psychotrading. O que acontece é que você se encontra previamente condicionado pela sua experiência nos mercados, medos, experiências anteriores, etc.

Por tudo isso, a primeira coisa que você deve fazer é se preparar muito bem mentalmente para saber o que o espera. Graças a esta preparação, tudo será mais fácil para você.

·       Formação

Isso é crucial. O treinamento não é apenas um mero cursinho de trading ou assistir a vídeos enviados ao YouTube por especialistas. Pegando por experiência própria, o que você vai economizar em treinamento, aí você vai gastar multiplicado por até cinco no mercado.

Nunca encare seu treinamento como despesa e sim como investimento. O treinamento envolve processos desde um ponto-chave. Você deve ter um bom treinamento. Um treinamento não é um curso de trading (por melhor que seja) ou algo muito pior, ver vídeos no YouTube (eu comecei assim).

Por experiência própria posso te dizer que o que você economiza em treinamento, você gasta mais que o suficiente no mercado. Não encare o treinamento como uma despesa, mas sim como um investimento.

Um treinamento é um processo de acompanhamento abrangente, através da assistência de um mentor altamente experiente que o orienta em todas as fases do processo.

Quanto mais personalizada for sua fonação, seu aprendizado sobre negociação será muito mais rápido e eficiente.

·      Processo de assimilação

Absolutamente tudo na vida tem seu próprio processo. Acredito que um ano, a partir do momento em que você começou a treinar adequadamente, seria o período mínimo que você mesmo deveria estabelecer, para que você comece a entender completamente como o mercado funciona.

Se você trabalha muito, pode ser um pouco lucrativo em um ano. Você só tem que pensar em outras profissões, quanto tempo os médicos e advogados levam para exercer? Pense no trading como um tipo de maratona e não uma corrida de 100 metros.

Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura

Alberto Carranza

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *