Dicas para investir na Bolsa em 2020 e sempre

Os investimentos no mercado de ações para este ano podem ser bastante promissores, e acontece que iniciamos o ano de 2020 com uma forte recuperação nas bolsas de valores.

Infelizmente, e como isso costuma  acontecer, quando as bolsas caem acentuadamente, muitos investidores não conseguem evitar entrar em pânico e, por medo de sofrer perdas, agem de forma ilógica, na maioria das vezes optando por se livrar de seus investimentos.

No entanto, ao fazer isso o único que conseguem é desperdiçar suas oportunidades, pois há momentos em que se expor a riscos pode oferecer melhores resultados. É como dizem, quem não arrisca não vence. E em questão de investimentos, você precisa saber manter a calma.

Na verdade, aqueles que decidiram se livrar de seus investimentos às pressas como resultado do corte no mercado de ações que sofremos meses atrás, em novembro e dezembro do ano passado, certamente agora estão se arrependendo de ter feito isso.

Embora ter esses medos seja humano, um bom investidor deve saber como analisar a situação da maneira mais racional possível e ter a capacidade de se adaptar às circunstâncias que o cercam o tempo todo.

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista no mercado de ações em 2020

E, é claro, eles devem entender que cometer erros nem sempre é negativo, pois nos permitem aprender a fazer melhor no futuro.

Hoje, falaremos sobre os pontos chave para investir na Bolsa este ano, e sempre, porque são dicas universais que nos ajudarão a aproveitar os investimentos com mais sucesso.

Não há regras fixas no mercado, mas você pode intuir seu comportamento

Os mercados não são regidos por regras estabelecidas, por isso , em princípio, pode ser difícil se antecipar aos acontecimentos.

No entanto, com uma análise histórica dos mercados, isso não é mais um problema, porque é relativamente fácil perceber que, em circunstâncias semelhantes, tanto o mercado quanto os investidores reagem da mesma maneira.

E é que o mercado também tem sua lógica, você só precisa ter a capacidade de analisar a situação do presente e intuir o que pode acontecer no futuro.

Como se costuma dizer, a história se repete e, embora também se diga que o que aconteceu no passado não determina o que acontecerá no futuro, você já deve ter percebido que muitas vezes as reações são as mesmas em determinadas circunstâncias.

Então é isso que você deve considerar ao analisar os mercados para investir.

Deve-se saber adaptar-se às circunstâncias do mercado

Se tomarmos como exemplo o início de 2018, as avaliações propuseram um cenário econômico otimista, mas com a desaceleração e a falta de sincronia entre as estimativas e a realidade fizeram com que os mercados e os investidores reagissem como fizeram no final do ano.

Naquela época, o mercado “parecia ruim” e muitos decidiram se livrar de seus investimentos.

Mas aqueles que tiveram paciência e realizaram uma análise mais racional dessa situação perceberam que seus investimentos poderiam esperar e que, em um futuro a médio e/ou longo prazo, o cenário poderia normalizar.

Além disso, as correções no mercado de ações podem ser muito interessantes, pois significavam preços mais baixos e uma nova oportunidade de investir no mercado, aproveitando o pânico gerado entre os investidores mais alarmistas.

Quando você investe no mercado, deve ser racional e entender que os mercados sobem e descem e não é por isso que você deve se livrar dos investimentos com pressa. Se você mantê-los, mesmo com as quedas, mais tarde você certamente recuperará a lucratividade.

O ponto chave, como dizemos, é saber reformular as estimativas e sempre ter expectativas objetivas e de acordo com a realidade dos mercados.

Você deve pensar no futuro e considerar investir a longo prazo

No mercado, e especialmente se você vai investir na Bolsa, você não deve ter pressa para obter lucro, e é por isso que planejamos investir a longo prazo.

Entre outras razões, porque é mais estável, já que embora os preços flutuem em cada sessão de mercado, se investimos com pensamento de longo prazo, não precisaremos nos preocupar tanto com as quedas ocasionais do mercado.

Como sabemos, o sentimento no mercado de ações tende a mudar acentuadamente na direção oposta, e os investimentos de curto prazo podem se tornar um problema, pois podemos perder nosso investimento.

Por outro lado, ao operar a longo prazo, não importa se os preços caem em um certo momento, porque, se esperarmos pacientemente, a Bolsa tende a se recuperar e, quando voltar ao normal, podemos continuar gerando rentabilidade nos investimentos do portfólio.

É muito importante aprender com os erros para melhorar

É aconselhável ser cauteloso ao investir e sempre agir com perspectiva.

Caso você tenha uma experiência ruim, e mesmo que tenha sido dolorosa para você, você deve aprender com seus erros. Isso irá ajudá-lo a melhorar.

Por outro lado, se sua experiência foi positiva, também é importante que você analise o que fez bem para continuar no caminho certo e continuar desfrutando de seus sucessos.

Apostar em mercados “seguros”

Nos mercados de ações, existem muitas opções para investir e, dependendo do perfil do investidor que tenhamos, será mais conveniente escolher algumas opções ou outras.

Você poderia dizer que existem mercados mais arriscados e outros mais “seguros” ou pelo menos aqueles onde as pessoas mais prudentes costumam investir. A escolha, é claro, será sua.

Se você investe no longo prazo, procure opções que permitam obter retornos no futuro e aposte em ações que têm expectativas de evoluir para cima. Dessa forma, você aproveitará ao máximo seu capital em investimentos.

Se você levar essas dicas em consideração ao investir na Bolsa, poderá obter benefícios este ano e sempre. Se você souber como fazê-lo, poderá aproveitar as múltiplas oportunidades que os mercados lhe oferecem e obter lucro, especialmente a médio e longo prazo.

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista no mercado de ações em 2020

admin

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *