O que é o chartismo e como utilizá-lo com êxito?

Para ter êxito nos investimentos e neste caso no trading com opções binárias, é fundamental estar capacitado e ter uma boa estratégia de comércio.

Em outras palavras, é importante ter os conhecimentos adequados sobre o funcionamento dos mercados, e neste caso, na operativa das operações binárias, e também, ter um plano de investimento.

Glossário do conteúdo do artigo:

Ter um plano de trading será a chave, pois nos ajudará a atuar da maneira mais conveniente para alcançar os objetivos de investimento que tenhamos nos proposto.

Para desenvolver uma estratégia com eficiência além da informação será interessante usar ferramentas que nos sirvam de apoio para o comércio, e algumas como os gráficos são muito úteis.

No post de hoje falaremos sobre o chartismo e para isso os gráficos são fundamentais.

O que é o chartismo?

Para negociar com opções binárias é necessário realizar análises sobre os ativos subjacentes e as tendências de seus preços para saber em que direção apostar. Pelo que aqui a chave do êxito será sempre uma boa análise.

Além disso, se você for capaz de escolher os ativos mais estáveis terá os benefícios praticamente garantidos, pois quando se dá uma tendência definida é mais fácil acertar ao executar a ordem na plataforma de operações.

Para a análise dos mercados financeiros temos duas correntes, por um lado a análise fundamental e pelo outro a análise técnica. Dentro da análise técnica existem variações.

E aí é onde encontramos o chartismo para opções binárias, que é o assunto que nos interessa hoje.

O chartismo é uma variação da análise técnica que foca em analisar a evolução dos preços dos ativos subjacentes usando como ferramenta principal os gráficos. De fato, o termo chart faz referência à análise estatística e gráfica que se utiliza para analisar o comportamento dos mercados financeiros.

E daí nos vem a corrente chartista ou chartismo, termos que se utilizam para se referir à análise com gráficos.

Tanto as análises técnicas quanto as chartistas tomam suas decisões baseando-se nos preços. Entretanto, os que optam pelo chartismo além de confiar na ação do preço vêem claros conceitos fundamentais da análise como os suportes e as resistências, as velas japonesas e também são capazes de reconhecer padrões de preços e figuras técnicas.

De fato, há muitas figuras técnicas e padrões de preços que são facilmente reconhecíveis nos gráficos e que nos podem trazer informação certeira sobre como se comportará um ativo em um determinado momento.

E é que no chartismo o que se busca são padrões de preços que possam ter um resultado previsível no futuro.

Que precauções você deve tomar?

Como em qualquer análise, se você vai optar pelo chartismo você também terá que ter claro que nem sempre se pode acertar, e que as figuras ou padrões não são uma garantia.

O trading com opções binárias tem seus riscos, e é que os mercados são altamente voláteis.

Apesar de que os padrões podem te ajudar a reconhecer situações que podem se dar nos mercados, nem sempre tem que ocorrer da mesma forma, pelo que se uma vez se deu uma subida na próxima poderia ser uma queda, ainda que o padrão esteja sugerindo o contrário.

Há muitos padrões e figuras, e é importante saber reconhecê-las adequadamente para desfrutar de uma boa análise e o êxito no trading com opções binárias em linha.

Nos mercados financeiros nunca se deve dar nada por certo, ainda que também seja certo que o chartismo pode nos ajudar a identificar o sentimento de uma maioria de investidores então a análise nos poderia servir de base para o trading, pois o nível de certeza será mais que suficiente para que nos aproveitemos da situação.

Em todo caso sempre deve-se tomar precauções, pois ainda que possam se dar situações que se repetem um resultado possível nunca será certeza. Nos mercados sempre há um nível de incerteza, já que os preços e as tendências também estão provocados de algum modo pelos investidores.

Por esta razão se no passado se deu uma subida dos preços pode ser que agora a reação diante de uma situação similar possa ser diferente.

Quais são os padrões principais?

Como vínhamos dizendo, no chartismo se buscam padrões de preços reconhecíveis que nos possam ajudar a ter um resultado mais previsível. E dentro dos padrões de preços reconhecíveis do chartismo podemos diferenciar dois tipos: os de mudança e os de continuidade.

Se aprendemos estas principais figuras provavelmente podemos desfrutar de bons resultados na análise chartista. Para dominar esta corrente de análise é importante saber observar os gráficos e praticar muito, pois apenas assim conseguiremos tirar ao máximo as possibilidades que este estilo de análise nos oferece.

Se bem que a análise com gráficos é muito interessante para obter informações de maneira visual, aprender a reconhecer os tipos de padrões também será chave para acertar a tendência correta para investir em cada situação com êxito.

Sabemos que no chartismo há duas principais figuras ou padrões, o de mudança e o de continuidade, e que estes padrões fazem referência à tendência prévia do ativo, ou seja, se a direção do preço é de alta ou de baixa.

Durante a análise poderemos identificar a tendência prévia do ativo e uma vez que controlemos os padrões poderemos averiguar que direção terá no futuro, ou seja, se a sua tendência vai mudar ou se vai manter a mesma direção.

Por isso é importante conhecer e saber identificar corretamente os diferentes padrões na análise chartista.

As figuras de mudança de tendência

Na análise, quando observamos a evolução dos preços, é importante detectar a tempo quando se vai dar uma mudança de tendência. Se não somos capazes de nos antecipar-nos a uma possível reação no preço muito provavelmente optaremos por uma decisão errada que só nos trará perdas.

Então reconhecer as figuras de mudança de tendência é muito importante.

Há padrões que nos darão dicas sobre uma mudança na tendência prévia, e os mais conhecidos, e reconhecíveis nos gráficos, são os pisos duplos ou triplos com seus contrários, os tetos duplos ou triplos.

Daí a importância de controlar sobre níveis de suporte e resistência dos preços, para reconhecer com mais facilidade estas figuras e padrões.

Também temos um padrão de mudança de tendência, o ombro-cabeça-ombro com seu contrário, ombro-cabeça-ombro invertido. Este padrão em ocasiões pode levar a erros mas se for analisada e interpretada adequadamente não deveríamos ter problemas.

Digamos que se trata de dois padrões muito habituais que nos podem ajudar a identificar uma mudança na tendência do preço. Embora você também possa encontrar mais como o teto arredondado por exemplo.

As figuras de continuidade de tendência

Saber quando o preço vai se manter estável em uma direção também é importante, pois assim saberemos se optar pela alta ou baixa na plataforma de operações.

Quanto aos padrões de preços de continuidade temos os retângulos ou zonas de congestão, ainda que neste caso deve-se estar atentos e atuar quando aconteça uma ruptura.

Outras figuras que nos podem ajudar a saber da continuidade dos preços são os triângulos com variações. Ainda que dependendo da zona do gráfico poderíamos estar observando figuras de mudança.

As cunhas e bandeirolas são muito úteis para saber se o preço dos ativos vai se manter ou não em uma determinada tendência.

admin

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *