Investimentos com critérios ESG
O auge de investimentos ESG pode resolver muitos problemas sociais, bem como proteger carteiras e contribuir positivamente para a proteção do meio ambiente diante às mudanças climáticas.
Essas são as três expectativas mais prementes do mundo hoje, diante do cenário revelado pelo coronavírus.
Glossário do conteúdo do artigo:
- O equilíbrio no investimento socialmente responsável
- O equilíbrio nos preocupa a todos
- Algumas experiências a favor das mudanças climáticas
Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em os melhores ativos em 2021
Além disso, muitos analistas se perguntam se esse tipo de investimento se tornará um ativo porto seguro semelhante ao do ouro quando houver graves crises no sistema econômico.
Porém, os resultados das apostas de investimento em saúde, tecnologia e cuidados ambientais, reportam bons resultados, suficiente para considerá-los um valor duradouro.
O equilíbrio no investimento socialmente responsável
Para proteger as carteiras de investimento, o risco deve ser evitado; No entanto, isso deixa o problema das desigualdades sociais e danos ao meio ambiente sem uma solução próxima.
Por isso, é necessário repensar essa equação, para obter um equilíbrio sustentável ao longo do tempo.
O professor da Universidade de Harvard, George Serafeim, argumenta que o ESG está sendo tomado, pelos empregadores, como uma cobertura ou uma espécie de proteção momentânea, dadas as circunstâncias de saúde que a Europa está passando.
Porém, se a abordagem fosse assumi-lo como um ativo verdadeiro e duradouro, outras normas seriam consideradas no mercado e se tornariam mais específicas para a solução de problemas específicos.
O problema da mudança climática não se resolve com uma abordagem geral; Segundo Johnson e Wilkinson, além de pensar nos problemas climáticos quando passa uma tempestade e há inundações, é preciso focar na emissão de carbono, como fator específico e desencadeador dessas.
Para ambos os investigadores, o objetivo está na quantidade de problemas a resolver e no número de soluções a implementar em escalas sociais, espaciais e temporais assimétricas, mas que devem ser resolvidas sem mais demora.
Nessa ordem, mais do que os problemas, as soluções devem estar na mesa de trabalho; Porém, debatê-los não cabe a empresários, cidadãos e entidades governamentais.
O equilíbrio nos preocupa a todos
Johnson e Wilkinson destacam que, além de focar a questão em soluções específicas, estabelecendo objetivos a serem alcançados, ou modificando leis e políticas em geral, devemos apelar a todas as pessoas que possam assumir a complexidade dos problemas com uma abordagem positiva e enriquecedora.
É imprescindível que todos os envolvidos no balanceamento ESG entendam que as soluções não podem vir de uma única pessoa ou entidade, são soluções coletivas, já que os problemas são globais.
Algumas experiências a favor das mudanças climáticas
Recentemente, soube-se que os fundos de energia limpa se recuperaram acima dos fundos ESG, porque usaram tecnologias limpas, que mostraram resistência após a queda nos preços do petróleo.
As indústrias eólica e solar resistiram, mostrando que podem suportar os efeitos da queda do petróleo. Esse indicador tem contribuído para a elevação do índice S&P Global de Energia Limpa no mercado de ações.
Outro fator que contribui para esses relatórios são as pressões sobre os investidores para efetivamente envolverem as questões de desenvolvimento sustentável em suas carteiras.
Por fim, há maior gasto público em projetos verdes ou a favor do meio ambiente.
No mês passado, foi realizado o fórum SRI, no qual foram avaliadas as estratégias que os investidores implementam para ajustar suas políticas ESG.
Bem, as grandes empresas estão sob pressão para incorporar essas políticas em projetos relacionados às mudanças climáticas e responsabilidade social.
No debate sobre estes temas encontraram-se as grandes empresas dos setores de comunicação, bancário e energético, com destaque para a participação das empresas Telefónica, Banco Santander e Repsol.
O setor empresarial debate questões sobre sua preparação operacional e de investimentos para a manutenção e rentabilidade de projetos verdes.
Em meio aos debates, a verdade é que existem as tentativas mais sérias de focar da melhor forma no que diz respeito à ESG.
Estabelecer a economia verde na Europa é um desafio urgente, como mostram os números das organizações internacionais sobre a deterioração do clima; mas para todos eles estão ocorrendo os encontros políticos e econômicos de maior peso na economia da zona do euro.
Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em os melhores ativos em 2021