Rentabilidade, custo e risco de investir através de um robo advisors
Como em outras áreas da vida, os investimentos também aproveitam as tecnologias mais recentes, com o claro objetivo de ganhar eficiência e reduzir custos.
No contexto dessas tendências, os gerenciadores automáticos, ou os chamados robo advisors, têm possibilitado variar a baixo custo, o que, desde sua criação no final de 2008 nos Estados Unidos, tem contribuído para ganhar muito espaço no mercado de investimentos.
Glossário do conteúdo do artigo:
- Quais comissões os robo advisors aplicam?
- Desvantagens de contratar um gestor de investimentos automatizado
- As desvantagens não ofuscam os robo advisors
- Grandes bancos e gestoras independentes competem na oferta de serviços de robo advisor
- A partir de qual valor você pode começar a investir?
- Vantagens dos robo advisors
Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura
Mas o que são realmente os robo advisors? Administradores ou robôs informatizados que estão alojados em plataformas de computador e que utilizam algoritmos para realizar investimentos (geralmente, em fundos) com base em regras estabelecidas por um grupo de humanos.
Eles são recomendados para investidores que preferem investimentos passivos ou indexados, por falta de conhecimento ou tempo.
Quais comissões os robo advisors aplicam?
Quanto custam esses serviços? “Eles são mais caros do que investir você mesmo em fundos de índice, pois por trás deles existe uma comissão de investidores estratégicos que decidem quais são as regras dos algoritmos que vão investir automaticamente”, explica Luis Alberto Iglesias, porta-voz da Value School.
“É evidente que essas regras são estabelecidas e não se modificam com o tempo”, acrescenta, razão pela qual se estima que seja uma gestão passiva, embora também seja um tanto ativa, se pensarmos que essas regras são determinadas por um tabuleiro e se modificam no momento em que se vislumbram mudanças muito grandes nos mercados.
A grande vantagem em relação à gestão tradicional de carteiras é que permitem variar os investimentos “nas administradoras mais famosas e em todas as áreas planetárias do mundo a custos mínimos”, explica Iglesias.
E qual seria o seu rendimento? “Investir em carteiras de fundos indexados -seja por conta própria ou através de um gestor automático- garantirá a rentabilidade dos mercados como um todo em todos os momentos, fazendo os devidos descontos que são feitos em comissões”, responde Iglesias.
Um rendimento que ao longo da história se moveu em média em variações que passariam de 6% a 8% ao ano, embora para alcançá-lo dependerá do administrador que está por trás deste robo advisor.
Desvantagens de contratar um gestor de investimentos automatizado
No outro ponto da balança, estão os investidores que querem quebrar esses percentuais e assim conseguir retornos de dois dígitos, pelo que decidem arriscar com fundos de investimento ativos, ainda que nessas modalidades as comissões sejam mais altas e o principal objetivo de superar a receita dos principais índices não é garantido.
Devemos considerar que nos períodos em que as bolsas de valores entram em colapso, como aconteceu no ano de 2022, os investimentos indexados não podem escapar de sofrer tais correções do mercado.
Da mesma forma, Castro destaca outros problemas dos robo advisors. Uma delas consiste na sua “pequena profundidade” na especificação dos perfis de risco dos investidores, pela “utilização de inquéritos simples, que podem mesmo ser mal interpretados pelos investidores nos casos em que não tenham um conhecimento financeiro mínimo.
Mais uma desvantagem, aponta, é que sempre focam em fundos, deixando de lado outros tipos de aspectos financeiros que geram renda, como ações de empresas, títulos e obrigações imobiliárias.
Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura
As desvantagens não ofuscam os robo advisors
Apesar desses problemas, Castro não hesita em afirmar que os robo advisors “aspiram a se tornar os grandes assessores econômicos da classe média espanhola no futuro”, embora acredite que os consultores financeiros tradicionais são insubstituíveis.
“Assim como na área da medicina, em que a robotização cirúrgica avança muito rapidamente, a relevância do médico sempre permanecerá. É exatamente o que acontecerá no setor investidor”, esclarece.
Grandes bancos e gestoras independentes competem na oferta de serviços de robo advisor
Seja como for, a gestão automatizada de ativos não parou de agregar clientes exponencialmente desde que surgiu no final da primeira década deste milênio liderada pelas empresas norte-americanas chamadas Welthfront and Betterment.
Um esquema de sucesso que mais tarde foi imitado pela maior gestora de fundos de investimento do planeta, Vaguard, e Charles Schwab, e ao qual se juntaram recentemente os grandes bancos, que no caso específico da Espanha dominam a liderança dos fundos discricionários gerenciamento de portfólio.
Um tipo de serviço que, no entanto, foi líder em seus primórdios para empresas emergentes e fintechs como a Indexa Capital, que lidera os mercados de gestão automática independente na Espanha, com volumes de fundos sob gestão de cerca de 1.525 milhões de euros, assim como um dos poucos nesta linha que conseguiu fechar com lucros no ano anterior.
A renda média dos consultores robóticos que eles oferecem é próxima de 4,5% ao ano. Uma vez descontadas as comissões e sem entrar nos valores inflacionários- desde que começou a funcionar no final de 2015.
Com custos totais médios de 0,51%, permitem começar a investir nas carteiras dos fundos a partir de cerca de 3.000 euros, enquanto no caso das carteiras de pensões os valores mínimos se reduzem para cerca de 1.500 euros.
“Os administradores independentes têm custos mais baixos do que os administradores automáticos dos bancos, embora os investimentos mínimos das entidades financeiras sejam geralmente mais baixos, uma vez que não exigem contribuições para o Fundo Garantidor de Investimentos (Fogain), embora as comissões sejam aumentadas consideravelmente”, destaca François Derbaix, cofundador e coCEO da Indexa.
Inbestme se consolida como um dos robo advisors com maior presença no mercado
No caso específico da Inbestme, a startup sediada na cidade de Barcelona se consolidou como um dos robo advisors com maior presença no mercado, agregando até o momento 11 diferentes perfis de risco e carteiras de baixo custo.
Isso permite que você tenha a possibilidade de selecionar diferentes planos: ETFs, fundos de índice, planos de pensão, carteiras com temas específicos de SRI (Investimento Socialmente Responsável), que é considerado líder na Espanha, com porcentagens que superam 40% de suas ofertas usando esta modalidade.
“Cada um dos perfis de risco tem rendimentos diferentes”, diz o CEO da empresa, Jordi Mercader, ainda que as médias de todas as carteiras estejam em torno de 5% depois que a fintech iniciou suas aventuras em 2015, com gastos em comissões e gestão próximos para 0,60%, “percentagens muito inferiores aos 2% que podem custar os serviços tradicionais de gestão de carteiras”.
Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura
A partir de qual valor você pode começar a investir?
Nos casos da Inbestme, o robo advisor permite avançar em investimentos através das suas carteiras de fundos indexados a partir de um valor de 1.000 euros. Assim como a Finizens, embora o arranque ainda seja muito baixo face a outras entidades financeiras como a Openbank e a Myinvestor, em que os investimentos mínimos são de 500 e 300 euros, respetivamente.
Isso possibilita que todas as pessoas, mesmo que tenham poucas economias, comecem a fazer investimentos, conclui Mercader.
Vantagens dos robo advisors
As principais vantagens de um robo advisor são:
· Baixos custos e comissões muito competitivas em mercados regulados e controlados
Por meio da automação e das chamadas economias de escala, os robo advisors são, em média, um terço mais baratos do que qualquer outro meio de investimento tradicional.
· Simplicidade
Apenas necessitará de realizar um simples teste de perfil de risco e lhe será atribuído de imediato um portfólio muito mais adequado ao seu perfil pessoal.
· Processo automatizado
Devido à sua condição algorítmica, permitirá personalizar produtos padronizados para cada um dos clientes. Da mesma forma, esse tipo de processo reduz muito os riscos operacionais.
· Melhorar a acessibilidade e disponibilidade da informação graças à sua distribuição online
Você pode inserir seus portfólios a qualquer hora do dia. Geralmente, todos os procedimentos podem ser realizados online.
· Gestão de carteiras delegadas
Ter o seu dinheiro gerido em vez de ser aconselhado equivale a sentar-se num bom restaurante para saborear os pratos das diferentes refeições, em vez de ter de adquirir os ingredientes, prepará-los, interpretar as receitas, servi-las e, no final, limpar os pratos
· Portfólios diversificados e eficientes
Nestes casos, usando ETFs você pode obter variações muito altas, criando carteiras muito eficazes e otimizando a relação risco/retorno para cada tipo de perfil de risco.
Invista em os melhores ativos hoje em uma corretora 100% segura