Preços do petróleo em alta?
O movimento ascendente e a estabilização do preço do petróleo no mercado ainda não são claros. Para alguns analistas, pode parecer que o aumento do preço do petróleo seja um bom sinal.
Para outros, existem fatores e compromissos influentes que devem ser salvaguardados para garantir um preço entre US $ 40 e US $ 45.
Embora o preço esteja na faixa de US $ 40 há várias semanas, ele passou por correções que tendem a diminuir o preço, chegando a US $ 35.
Ultimamente, esse tipo de movimento corretivo ocorre quando o preço tenta subir acima de US $ 40.
Glossário do conteúdo do artigo:
- Opções do mercado de petróleo
- A nova normalidade nos preços do petróleo
- OPEC + Atendendo às expectativas
Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em Petróleo em 2020
Nesse panorama, dois fatores se reúnem para determinar o preço do petróleo. Por um lado, existem estoques e, por outro, OPEP +. Os estoques tendem a declinar e espera-se um declínio adicional.
Por outro lado, a OPEP + solicitou um aumento na produção. Consequentemente, a partir da relação entre oferta e demanda, pode-se deduzir que: se houver um bom estoque ou um estoque positivo e muito mais for produzido, o preço se estabilizará.
Aparentemente, é isso que está sendo observado no mercado. Uma tendência à estabilização, levando em conta mais inventário e mais produção.
Mas, essa situação pode ser mantida por mais tempo? É possível conseguir um preço sustentado de US $ 40, com uma tendência ascendente?
Os próximos dias serão decisivos no comportamento dos preços de mercado, após a reunião da OPEP +.
Opções do mercado de petróleo
O preço do petróleo varia de US $ 40 a US $ 35 com os movimentos de correção que tendem a diminuir seu preço.
No entanto, é aconselhável saber quais são os outros fatores a serem considerados para uma análise adequada, pois alguns levam aos outros.
Por outro lado, é necessário agregar no mercado as reações produzidas por agentes imprevistos, como o covid-19 e outros compromissos que devem ser respeitados.
Vejamos alguns;
1- O intervalo lateral
É o intervalo que o preço registra no momento, suportado pela avaliação do MQT.
No entanto, é considerado um intervalo lateral estreito, já que o preço de US $ 40 foi atingido sem o volume necessário, para ficar e permanecer por um longo tempo.
2- Estabilização longa
Se o volume alto aparecer consistentemente, a estabilidade poderá ser de longo prazo. Mas lembre-se de que, regularmente, correções ou resistências aparecem antes de US $ 45.
3- Volume Curto
É desejável que seja apresentado no mercado, o volume curto e forte com a perda de suportes principais.
A nova normalidade nos preços do petróleo
Oscilando entre US $ 40 e US $ 50, parece ser a atual normalidade dos preços do petróleo. A influência negativa da pandemia também é um dos fatores que influenciam esses preços.
O mercado de petróleo foi impactado por essa doença que forçou uma diminuição na demanda, com consequências dolorosas para muitas economias.
O reequilíbrio dessa balança de preços dependerá da contenção de novas ondas de infecções por covid-19.
Enquanto se aguarda a evolução da pandemia, o Iraque deve reduzir a produção de petróleo, apresentando planos estratégicos para suprir essa falta de cumprimento das cotas estipuladas para os meses de maio e junho.
Isso é importante, porque o acordo da OPEP + exige confiança na aliança dos países produtores de petróleo, bem como conformidade com os acordos de produção e corte.
Portanto, é esperada a reação da Rússia e da Arábia Saudita, entre outros parceiros, sobre o comportamento do Iraque. Diante disso, não é levantada a possibilidade de rejeitar a participação da Rússia e da Arábia Saudita.
Este tipo de acordo não pode ser descartado, porque impediria o mercado de inundar novamente com o petróleo e seus preços caindo.
Por esse motivo, o olhar de todo o mundo é direcionado ao monitoramento desses acordos e à apresentação dos planos da OPEP +.
Para a próxima semana, espera-se que a demanda permaneça estável no mercado, bem como a apresentação de estratégias para uma negociação de confiança que impulsionará o aumento dos preços do petróleo na faixa de US $ 40 a US $ 45.
OPEC + Atendendo às expectativas
O registro dos preços do petróleo na variedade Brend como West Texas Intermediate, augura boas notícias sobre o aumento do preço do petróleo.
O preço do barril de petróleo WT, que em abril foi cotado a -37,80 dólares, foi cotado nos últimos dias a US $ 40, com um aumento de 5,8%.
Enquanto isso, o preço do Brend foi cotado em US $ 42,48. Essa referência vital para a Europa é entendida de maneira altamente positiva se as porcentagens de ganhos forem comparadas em relação aos meses de março e abril.
O recorde de aumento do Brend nesta sexta-feira é de 6,2%, superior ao de 06 de março e de 165% a mais que em 22 de abril deste ano. Uma grande margem de diferença nesse tempo.
Na reunião da OPEP +, o acordo que interrompe o fornecimento de petróleo deve ser prorrogado a partir de maio. Os países produtores de petróleo da OPEP, Rússia e Azerbaijão estarão presentes como convidados na reunião.
Este último apoiará a iniciativa de estender os ajustes de produção por mais dois meses. Deste mesmo acordo, a Rússia e a Arábia Saudita são apoiadores e colocarão na mesa de negócios os compromissos do Iraque e da Nigéria, para compensar as violações em termos de redução de cotas.
Por fim, nesse cenário, Morgan Stanley alerta que a demanda por petróleo é frágil, o mercado está insuficientemente suprido e os estoques permanecerão baixos até o primeiro trimestre do próximo ano.
Para este grande banco, é improvável que os níveis de consumo pré-pandemia retornem antes do final de 2021.
Por fim, considere levar em conta o comportamento da China, já que suas importações atingiram seus níveis históricos mais altos em maio.
Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em Petróleo em 2020