sábado, maio 25, 2024
Investimento

Preços do petróleo em alta?

O movimento ascendente e a estabilização do preço do petróleo no mercado ainda não são claros. Para alguns analistas, pode parecer que o aumento do preço do petróleo seja um bom sinal.

Para outros, existem fatores e compromissos influentes que devem ser salvaguardados para garantir um preço entre US $ 40 e US $ 45.

Embora o preço esteja na faixa de US $ 40 há várias semanas, ele passou por correções que tendem a diminuir o preço, chegando a US $ 35.

Ultimamente, esse tipo de movimento corretivo ocorre quando o preço tenta subir acima de US $ 40.

Glossário do conteúdo do artigo:

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em Petróleo em 2020

Nesse panorama, dois fatores se reúnem para determinar o preço do petróleo. Por um lado, existem estoques e, por outro, OPEP +. Os estoques tendem a declinar e espera-se um declínio adicional.

Por outro lado, a OPEP + solicitou um aumento na produção. Consequentemente, a partir da relação entre oferta e demanda, pode-se deduzir que: se houver um bom estoque ou um estoque positivo e muito mais for produzido, o preço se estabilizará.

Aparentemente, é isso que está sendo observado no mercado. Uma tendência à estabilização, levando em conta mais inventário e mais produção.

Mas, essa situação pode ser mantida por mais tempo? É possível conseguir um preço sustentado de US $ 40, com uma tendência ascendente?

Os próximos dias serão decisivos no comportamento dos preços de mercado, após a reunião da OPEP +.

Opções do mercado de petróleo

O preço do petróleo varia de US $ 40 a US $ 35 com os movimentos de correção que tendem a diminuir seu preço.

No entanto, é aconselhável saber quais são os outros fatores a serem considerados para uma análise adequada, pois alguns levam aos outros.

Por outro lado, é necessário agregar no mercado as reações produzidas por agentes imprevistos, como o covid-19 e outros compromissos que devem ser respeitados.

Vejamos alguns;

1- O intervalo lateral

É o intervalo que o preço registra no momento, suportado pela avaliação do MQT.

No entanto, é considerado um intervalo lateral estreito, já que o preço de US $ 40 foi atingido sem o volume necessário, para ficar e permanecer por um longo tempo.

2- Estabilização longa

Se o volume alto aparecer consistentemente, a estabilidade poderá ser de longo prazo. Mas lembre-se de que, regularmente, correções ou resistências aparecem antes de US $ 45.

3- Volume Curto

É desejável que seja apresentado no mercado, o volume curto e forte com a perda de suportes principais.

A nova normalidade nos preços do petróleo

Oscilando entre US $ 40 e US $ 50, parece ser a atual normalidade dos preços do petróleo. A influência negativa da pandemia também é um dos fatores que influenciam esses preços.

O mercado de petróleo foi impactado por essa doença que forçou uma diminuição na demanda, com consequências dolorosas para muitas economias.

O reequilíbrio dessa balança de preços dependerá da contenção de novas ondas de infecções por covid-19.

Enquanto se aguarda a evolução da pandemia, o Iraque deve reduzir a produção de petróleo, apresentando planos estratégicos para suprir essa falta de cumprimento das cotas estipuladas para os meses de maio e junho.

Isso é importante, porque o acordo da OPEP + exige confiança na aliança dos países produtores de petróleo, bem como conformidade com os acordos de produção e corte.

Portanto, é esperada a reação da Rússia e da Arábia Saudita, entre outros parceiros, sobre o comportamento do Iraque. Diante disso, não é levantada a possibilidade de rejeitar a participação da Rússia e da Arábia Saudita.

Este tipo de acordo não pode ser descartado, porque impediria o mercado de inundar novamente com o petróleo e seus preços caindo.

Por esse motivo, o olhar de todo o mundo é direcionado ao monitoramento desses acordos e à apresentação dos planos da OPEP +.

Para a próxima semana, espera-se que a demanda permaneça estável no mercado, bem como a apresentação de estratégias para uma negociação de confiança que impulsionará o aumento dos preços do petróleo na faixa de US $ 40 a US $ 45.

OPEC + Atendendo às expectativas

O registro dos preços do petróleo na variedade Brend como West Texas Intermediate, augura boas notícias sobre o aumento do preço do petróleo.

O preço do barril de petróleo WT, que em abril foi cotado a -37,80 dólares, foi cotado nos últimos dias a US $ 40, com um aumento de 5,8%.

Enquanto isso, o preço do Brend foi cotado em US $ 42,48. Essa referência vital para a Europa é entendida de maneira altamente positiva se as porcentagens de ganhos forem comparadas em relação aos meses de março e abril.

O recorde de aumento do Brend nesta sexta-feira é de 6,2%, superior ao de 06 de março e de 165% a mais que em 22 de abril deste ano. Uma grande margem de diferença nesse tempo.

Na reunião da OPEP +, o acordo que interrompe o fornecimento de petróleo deve ser prorrogado a partir de maio. Os países produtores de petróleo da OPEP, Rússia e Azerbaijão estarão presentes como convidados na reunião.

Este último apoiará a iniciativa de estender os ajustes de produção por mais dois meses. Deste mesmo acordo, a Rússia e a Arábia Saudita são apoiadores e colocarão na mesa de negócios os compromissos do Iraque e da Nigéria, para compensar as violações em termos de redução de cotas.

Por fim, nesse cenário, Morgan Stanley alerta que a demanda por petróleo é frágil, o mercado está insuficientemente suprido e os estoques permanecerão baixos até o primeiro trimestre do próximo ano.

Para este grande banco, é improvável que os níveis de consumo pré-pandemia retornem antes do final de 2021.

Por fim, considere levar em conta o comportamento da China, já que suas importações atingiram seus níveis históricos mais altos em maio.

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em Petróleo em 2020

Alberto Carranza

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *