quinta-feira, junho 13, 2024
Investimento

Calculando o retorno de um investimento

Calculando o retorno de um investimento. Quando um investimento é feito ou está planejado para ser feito em um determinado Calculando o retorno de um investimentomomento, a primeira consulta que deve ser feita está relacionada ao cálculo do retorno oferecido por aquele investimento.

É a forma mais expedita de saber quanta rentabilidade foi obtida ou quanto se estima que possa ser auferida. O cálculo é uma ferramenta financeira muito utilizada, pois permite mensurar o lucro ou o retorno de um determinado investimento.

Algumas métricas financeiras são usadas para calcular a rentabilidade de um investimento. Um deles é conhecido como ROI (Return on Investment), que é considerado como uma relação entre o lucro de um investimento e seu custo.

Glossário do conteúdo do artigo:

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em os melhores ativos em 2023

Essa métrica significa que muito dinheiro foi investido e uma quantia considerável foi ganha. Ou seja, a relação permite obter o percentual de lucratividade.

O ROI também é uma métrica bastante assertiva no mundo financeiro, pois tem a vantagem de poder ser combinada com outras ferramentas, como a TIR (Taxa Interna de Retorno) ou o VPL (Valor Presente Líquido).

Para qualquer empresário, seja empresário ou investidor, é muito útil conhecer o cálculo que permite definir o resultado dos seus investimentos.

O que é conhecido como lucratividade?

Em termos gerais, a rentabilidade é definida como aquele dinheiro ou benefício que foi obtido ou se pretende obter de qualquer investimento realizado. Diz-se também que a rentabilidade constitui uma razão entre 2 dados e que, por isso, o resultado produzido de forma permanente constitui uma percentagem da rentabilidade.

Obviamente, os investimentos são feitos com uma finalidade definida, que neste caso será a obtenção de um lucro efetivo, ou seja, deve ser investido onde há garantia de que o lucro será obtido.

Cálculo da rentabilidade de um investimento – A fórmula do ROI

A fórmula para calcular o ROI é fácil e simples, e você pode usar um destes dois métodos:

  • Fórmula para calcular: rentabilidade – método um

ROI= [(retorno líquido do investimento/investimento)]* 100

  • Fórmula para calcular: rentabilidade – método dois

ROI= [(retorno total do investimento – Custos de investimento) / Investimento]* 100

Para a sua aplicação, basta inserir os dados do seu investimento em alguma das duas fórmulas e assim poderá obter a sua rentabilidade, expressa em percentagem.

Return

————— = ROI

Investment

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em os melhores ativos em 2023

Que interpretação deve ser dada à rentabilidade obtida?

Quando se aplica a fórmula de rentabilidade, ou na falta dela, o cálculo de um investimento, há vários fatores que devem ser levados em consideração, tendo em vista que o ROI apresenta algumas fragilidades.

Esses fatores serão revelados a seguir:

  • O ROI é mais fácil de interpretar quando é expresso em porcentagem e não em proporção.
  • Ao aplicar a fórmula de rentabilidade, no caso do numerador é expresso um retorno líquido e não um ganho líquido, pois pode acontecer que o retorno do investimento seja negativo.
  • Se o resultado for positivo quando a fórmula do ROI for aplicada, isso significa que o retorno do investimento será positivo, o que significa que todas as receitas totais estão acima dos custos totais. Caso o resultado seja negativo, interpreta-se que o investimento causou perdas.
  • Quando você deseja calcular a rentabilidade de um investimento com mais precisão, deve levar em consideração os retornos totais, bem como todos os custos que foram exigidos.
  • Caso o investimento seja superior a um ano, o cálculo deve ser feito aplicando a fórmula do ROI em base anualizada.

Como calcular a rentabilidade de um investimento?

Através de um exemplo, será possível mostrar como calcular a rentabilidade do seu investimento. Suponha que 100 ações de qualquer banco tenham sido compradas na bolsa espanhola a 10 euros por ação.

O investimento total seria de 100 euros vezes 10 euros = 1.000 euros.

Após um ano, você decide vender as 1.000 ações por 12,50 euros. O lucro a obter com a referida venda será de 1.250 euros. Isto significa que, durante este período de tempo, serão recebidos 100 euros a título de dividendos.

Desta forma, o benefício total será de 1.250 euros mais 50 euros = 1.300 euros. É claro que pagou comissões ao seu corretor que atingem um valor de 12,50 euros, que neste caso representa o custo total do investimento realizado.

Com a utilização destes dados virtuais, procederemos à aplicação da fórmula de rentabilidade, que nos permitirá calcular a rentabilidade ou ROI do investimento realizado.

ROI = [(1.300 – 1.012,50) / 1.000]* 100

ROI = 28,75%

De acordo com o que foi aplicado no exemplo, em termos de cálculo da rentabilidade de um investimento, o lucro obtido chegaria a 28,75%.

Como calcular o retorno do investimento que têm mais de um ano?

Sabendo que uma das fragilidades que o cálculo básico do ROI representa é não considerar o prazo de duração do investimento, e levando em conta que o tempo é um fator determinante para calcular a rentabilidade desses ativos, o significado seria que é não é igual a um retorno de 20% em um ano, aquele alcançado em um ano e meio, em dois ou três anos e assim por diante.

Assim, surge a questão de como encontrar a rentabilidade de um investimento feito a longo prazo. Para resolver esta situação, é adequado utilizar o ROI anualizado. A fórmula para calcular seria a seguinte:

ROI anualizado = [(1 + ROI) 1/n]* 100

Aqui você pode ver através da fórmula que o ROI básico deve primeiro ser calculado e, após obter os dados, você passa a aplicar o ROI analisado. Na fórmula, a letra “n” representa o número de anos que o investimento possui.

Respeitando os dados anteriores, onde foi alcançado um retorno do investimento de 28,75% em um ano, se considerarmos que esse retorno foi obtido em três anos. Aplicando a fórmula obteríamos:

ROI anualizado = [(1 + 0,2875) 1/3]* 100 = 8,79%

Desta forma verifica-se que a rentabilidade total do investimento foi de 28,75% e a anual de 8,79%.

Cálculo de rentabilidade através do Excel

Tendo aprendido como o ROI é calculado, o que permite determinar a rentabilidade dos investimentos, pode surgir a questão de como aplicar a fórmula para fazer um cálculo muito mais rápido.

Existem outras modalidades que, se desejar, você pode fazer manualmente, com o uso de uma calculadora ou simplesmente através do uso do programa Excel.

Este programa tem a particularidade de indicar o retorno do investimento em Excel, basta seguir os passos indicados, como inserir os dados do investimento inicial e o resultado final que obteve, desta forma e rapidamente, irá saber o retorno do seu investimento.

Além disso, você terá a oportunidade de baixar gratuitamente um arquivo Excel para calcular o retorno do seu investimento, é um método muito simples, pois calcula o ROI imediatamente. O procedimento é realizado através de uma calculadora de anuidade lucrativa.

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em os melhores ativos em 2023

Para que serve o cálculo de um investimento?

Quando a decisão de investir um ativo é tomada, é sempre feita com o objetivo de obter lucro, sabendo que ganhá-lo não é um processo fácil, mas a intenção representa sempre um objetivo.

O cálculo de um investimento permite medir o que você ganhou, sempre relacionando o benefício que obteve, com a quantia de dinheiro que conseguiu investir para obtê-lo.

Existem três formas de o fazer, que permitem obter rapidamente os benefícios esperados, tornando o investimento rentável. Essas formas são:

  • Juros: Representados pelos produtos ou aplicações realizadas em cadernetas de poupança, depósitos e alguns títulos, com os quais se auferem algum tipo de juros. Você sempre saberá o que corresponde, pois eles informam a porcentagem de lucro de acordo com o valor investido.
  • Dividendos: É importante notar que muitas ações tendem a pagar dividendos, que representam um benefício porque servem como compensação para o investidor, constituindo para ele um incentivo econômico que o impulsiona e motiva a continuar no mundo dos investimentos, buscando melhorar o crescimento de suas finanças.
  • Ganhos patrimoniais: Quando o investidor opta por vender um ativo, seja uma ação, fundo de investimento ou bonificação, por um valor superior ao que pagou, tal decisão lhe permitirá obter um ganho de capital. Se você vendê-lo a um preço mais baixo, isso representaria uma perda de capital.

Estas formas servem para rentabilizar um investimento, uma vez que são compatíveis entre si. Poderíamos apontar como exemplo, quando você investe em um título e recebeu algum interesse e depois decide vendê-lo antes do vencimento, levando em consideração que seu valor subiu, neste caso tal procedimento gera um ganho de capital.

Se, além disso, você decidir investir em uma organização, adquirindo ações que lhe dão dividendos e, em seguida, proceder a vendê-las, porque elas aumentaram de valor, desta forma, como investidor, você obtém um lucro real que aumenta sua capital.

Nestes exemplos simples poderá deduzir os benefícios recebidos, tanto em dividendos como em juros, que o ajudarão a calcular o retorno total dos investimentos realizados.

Cálculo da rentabilidade acumulada

Para acompanhar o processo de rentabilidade de um investimento, é viável utilizar a rentabilidade acumulada, pois, por meio dela, é possível ver como o investimento está mudando em relação ao valor que foi investido no início do procedimento.

Existe uma fórmula que permite calcular o retorno acumulado anual, um exemplo seria:

9.000 – 10.000

—————— x 100 = – 10,00%

10.000

Isso corresponde ao primeiro ano, no segundo ano seria:

8000 – 10000

—————— x 100 = – 20%

10.000

Desta forma, os retornos acumulados irão variar até coincidirem com o total da operação alcançada.

De resto, a rentabilidade tem a possibilidade de evidenciar a ligação entre os benefícios proporcionados por um investimento e os recursos que foram utilizados para os obter.

Com os dados fornecidos neste artigo, já temos todos os insumos que, aplicados corretamente, facilitarão a mensuração da rentabilidade do investimento realizado.

Em suma, é importante notar que o ROI é uma ferramenta simples e rápida que facilita o cálculo da rentabilidade de um investimento. Além disso, tornou-se uma ferramenta muito útil para todos aqueles investidores que desejam acompanhar o processo do que foi investido e os possíveis lucros a serem obtidos.

Além disso, o ROI analisado permite solucionar uma de suas maiores fragilidades, representada pelo fator tempo. Use-o para verificar seus resultados efetivos.

Escolha um corretor seguro e regulamentado e invista em os melhores ativos em 2023

Alberto Carranza

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *