segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Investimento

O que é Scalping e como funciona?

No trading, um dos termos que se ouve com frequência é scalping, mas o que é scalping? E como saber se esse estilo realmente combina com O que é Scalping e como funciona?você e com as suas necessidades? Além de tudo isso, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens, para saber se é realmente benéfico para você adicioná-lo à sua estratégia de negociação.

É importante lembrar que esse estilo é especializado em lucrar com pequenas mudanças nos preços dos ativos e nas posições que duram apenas alguns segundos ou minutos; então você precisa desenvolver grande agilidade ao operar dessa maneira.

O que é necessário para realizar esta estratégia? Quais indicadores você pode usar ao aplicá-lo? Como eles são diferentes de outros tipos de estilos de trading?.

Glossário do conteúdo do artigo:

Experimente a estratégia Scalping em uma conta demo gratuita

Scalping e Trading

Scalping é uma estratégia de trading especializada em aproveitar essas pequenas mudanças no preço dos ativos; uma de suas principais características é que a entrada e saída ocorrem em apenas alguns segundos ou minutos.

Por sua natureza, a volatilidade é normal, fazendo com que os preços subam e caiam em busca de oportunidades de compra e venda.

À primeira vista, pode parecer que o scalping não dá muito dinheiro, mas lembre-se de que seu objetivo é coletar um grande número de pequenos retornos para obter um bom lucro.

O que é scalping e qual é o seu fundamento?

Scalping envolve encontrar posições vencedoras de entrada e saída; ou seja, permitem obter uma certa rentabilidade em cada movimento. As pessoas que usam esse estilo são chamadas de scalpers e podem realizar em média 100 operações diárias.

Mas como é feito o scalping? Existem alguns aspectos necessários ao fazer scalping, em primeiro lugar, o broker ou plataforma de negociação que você vai usar deve ser adequado para esse estilo de negociação, pois precisa de uma resposta rápida para entrar e sair de posições.

Ao fazer scalping, é essencial que você leve em consideração o seguinte:

1.   Selecione uma plataforma com comissões baixas

É quase obrigatório que a plataforma ou broker que você vai utilizar tenha comissões baixas ou desconto por volume de transações; Isso ocorre porque, ao fazer scalping, você fará até cem ou mais negociações por dia.

Como o objetivo do scalping é obter pequenos lucros, se você pagar grandes comissões de negociação, seu desempenho geral será severamente afetado.

Além disso, lembre-se de que nem todas as plataformas de negociação ou brokers suportam esse tipo de estilo.

2.   Boa análise técnica

No trading, a análise técnica é utilizada como ferramenta para entender o comportamento dos preços dos ativos financeiros; Essa análise é feita por meio da interpretação de gráficos e indicadores.

Como o scalping requer uma boa análise de preços em prazos curtos, você deve estar o mais familiarizado possível com os gráficos e suas interpretações.

3.   Entenda tudo relacionado a gráficos

Como o scalping leva apenas alguns minutos ou até segundos, é imperativo usar uma plataforma de negociação com gráficos avançados que reajam rapidamente. Isso permitirá que você seja informado sobre o mercado em tempo real e o ajudará a tomar decisões precisas no momento certo.

É importante usar indicadores como SMA, EMA, MACD, entre outros.

4.   Destreza mental rápida

Para fazer scalping é necessário fazer uma estratégia de trading com uma resposta rápida; No entanto, se você deseja negociar com esse tipo de estilo, é necessário ter um certo nível de agilidade mental que lhe permita encontrar com precisão e rapidez as oportunidades de compra e venda.

Ou seja, nem tudo vai depender da plataforma, uma grande porcentagem de tudo isso vai depender de você.

Lembre-se de que você precisa acumular muitos pequenos lucros para que esse estilo seja realmente lucrativo, por isso é importante que a maioria de seus negócios seja bem-sucedido.

Por esse motivo e muito mais, uma mentalidade ágil é essencial; Você deve estar focado em tomar decisões rápidas, objetivas e benéficas para todos.

5.   Investigue tudo relacionado a tendências

Para esta etapa você precisará se guiar por alguns indicadores, isso facilita muito a interpretação de tendências e preços de ativos.

Essas ferramentas serão muito úteis para suas operações e você deve estar em prática constante para entender melhor as tendências, pois se aprende a manuseá-las com facilidade. Eles irão ajudá-lo a encontrar as melhores oportunidades de entrada e saída em seus negócios.

6.   Volume

Outro ponto a se levar em consideração na hora do scalping é que é preciso encontrar ativos financeiros com bom volume de transações; operar com entradas e saídas frequentes em um curto período de tempo requer um alto nível de liquidez.

Scalping

Os melhores indicadores para scalping

Para fazer scalping é preciso contar com todas as ferramentas que são úteis, seja para entender melhor o comportamento do ativo ou para entender seu preço.

No Scalping, estes são os indicadores mais usados:

1.   Simple Moving Average (SMA)

Conhecido em português como Média Móvel Simples, esse indicador é usado para determinar as tendências dos preços das ações e é calculado simplesmente somando os preços durante um período de tempo e dividindo pelo valor do preço esperado.

2.   Exponential Moving Average (EMA)

A Média Móvel Exponencial é utilizada com o objetivo de obter oportunidades de compra e venda por meio da identificação de tendências de preços de ativos; é considerada uma resposta rápida porque mais peso é dado aos preços mais recentes ao calculá-los.

Qual é a melhor média móvel? SMA ou EMA? A diferença mais notável entre uma média móvel simples e uma média móvel exponencial é que o SMA não é ponderado e todos os dados são tratados igualmente ao calcular a média.

Por outro lado, ao calcular os pesos usando a EMA, os dados mais recentes têm mais peso no cálculo da média.

As médias móveis ponderadas tentam reduzir o atraso concentrando-se em dados mais recentes, assumindo que os dados mais recentes são mais adequados para prever o que pode acontecer.

Ao comparar o SMA com o EMA, devemos destacar que um não é simplesmente melhor ou pior que o outro, trata-se mais de conhecer as diferenças e usar aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

3.   Moving Average Convergence/Divergence (MACD)

A média móvel de convergência/divergência em português, usando este indicador, você pode encontrar a relação entre duas médias móveis para procurar sinais de compra e oportunidades de venda.

4.   Oscilador estocástico

O termo “Estocástico” significa simplesmente a comparação do preço de fechamento atual com o preço de fechamento anterior usando o indicador estocástico MT4 para o período selecionado.

Este indicador técnico da família dos Estocástivos foi projetado para identificar tendências em tempos de mudança do mercado e, portanto, oferece grande versatilidade de negociação. Seu criador foi George Lane, é usado desde os anos 50.

5.   Parabolic SAR

Este indicador é caracterizado por 2 parâmetros que devem ser configurados: “step” e “maximum”. Seus valores padrão são 0,02 e 0,2. O tom é a magnitude do fator de aceleração.

O fator de aceleração começa a partir deste valor e aumenta o tamanho do passo a cada nova alta (ou baixa de tendência de baixa) até o valor determinado pelo parâmetro máximo.

Você pode começar com os parâmetros padrão do indicador e depois ajustá-los de acordo com os ativos que você negocia, o período de tempo que você usa e seu estilo de negociação. Dependendo de suas preferências, o indicador pode ser mais ou menos sensível ao preço.

Quanto maior o fator de aceleração, mais próximo do preço. Você não deve configurá-lo muito alto, pois isso resultará em muitas setas. Por esse motivo, Wilder recomendou definir o valor máximo acima de 0,22.

Experimente a estratégia Scalping em uma conta demo gratuita

Em quais plataformas posso fazer scalping?

Graças à grande volatilidade que os preços apresentam no mercado, você pode usar qualquer uma das seguintes plataformas para scalping:

  • TradingView
  • Quantower
  • Sierra Chart
  • NinjaTraderName
  • Thinkorswim

Lembre-se ao escolher uma plataforma, preste atenção aos custos de comissão, pois o scapling envolve fazer até mais de cem operações por dia, então selecione uma plataforma com comissões baixas para não afetar sua lucratividade.

Vantagens e desvantagens na hora de fazer scalping

Entre as vantagens e desvantagens de fazer esse estilo de trading estão:

Vantagens

  • Se você aprender a fazê-lo corretamente, terá grandes benefícios financeiros.
  • Existe uma grande oportunidade de usar a alavancagem para obter mais capital para investir.
  • Você pode aproveitar a volatilidade dos mercados para seu próprio benefício.
  • Esqueça completamente as tendências longas.

Desvantagens

  • Você perde lucratividade em tendências duradouras.
  • Você precisa gastar um bom tempo para obter um grande lucro.
  • Você tem que fazer até cem ou mais transações por dia.
  • Ao fazer tantas operações por dia, o desgaste é mais intenso.
  • Às vezes, você precisará de um bom nível de alavancagem para ser muito mais lucrativo.

Estratégias de trading em scalping

As estratégias de trading em scalping geralmente se concentram no uso de vários indicadores para encontrar oportunidades de compra e venda; Da mesma forma, outros se concentram em limitar a duração das posições, como é o caso do scalping de um minuto.

Alguns traders preferem contar com ferramentas automatizadas como stop loss, que são ordens que os traders criam e usam para definir pontos de compra ou venda no preço de um ativo financeiro para limitar suas perdas.

As estratégias de escalpelamento mais usadas na negociação são:

  • Scalping com o indicador Parabolic SAR.
  • Scalping com oscilador estocástico.
  • Scalping com intervalos.
  • Scalping com médias móveis.

Scalping ou Day Trading?

Day Trading é um estilo de negociação que envolve abrir e fechar posições no mesmo dia de negociação. O objetivo é encontrar oportunidades de compra e venda à medida que o preço do ativo muda ao longo do dia.

As principais diferenças entre scalping e day trading são o tempo necessário para aplicar cada estilo, o nível de risco ou o número de operações, entre outros.

Experimente a estratégia Scalping em uma conta demo gratuita

Scalping ou Swing Trading?

Swing trading é um estilo de trading que se concentra em encontrar oportunidades de compra e venda nas tendências de preço dos ativos financeiros. Ao aplicar esse estilo, use as tendências de alta ou baixa para obter lucro.

As posições desse estilo podem ser abertas por semanas ou meses com o objetivo de obter o maior lucro possível em cada negociação.

A principal diferença entre scalping e swing trading é a duração da posição, o nível de risco e o tempo que leva para negociar.

É difícil aprender scalping em trading?

Não é tão complexo quanto você pode imaginar. Para aprender a fazer scalping, você deve ter experiência nos mercados; Idealmente, você deve gastar parte do seu tempo negociando a curto prazo.

Lembre-se que para saber se esse estilo de trading combina com você, você deve ter uma estratégia de trading que permita definir o dinheiro que você tem disponível para investir e o tempo que pode dedicar ao mercado.

Uma das melhores maneiras de fazer scalping é encontrar alguém com experiência nesse estilo, usar seus conhecimentos para ajudá-lo a negociar com sucesso.

Lembre-se que também existem diversos cursos na internet para que você possa se aprofundar no assunto, o trading não é aleatório ou coincidência, é importante que você saiba onde está pisando, pois os riscos são altos.

O que é um scalper?

Um scalper é um trader dedicado ao scalping, definido de outra forma, pode-se dizer que é um tipo de trader que se concentra em obter lucros pequenos e rápidos explorando movimentos de preços de ações de curtíssimo prazo (minutos ou pares de segundos).

Quanto dinheiro você pode ganhar com scalping?

Não existe um valor exato que determine quanto dinheiro você pode ganhar com o scalping; Vai depender de quanto você investe em cada negociação, da porcentagem de lucro que obtém e dos fundos disponíveis para o scalper.

Lembre-se sempre de que o objetivo do scalping é obter um pequeno lucro. O lucro total é a soma dos resultados de todas as negociações ganhas em um dia.

Qual é o broker mais usado para scalping?

Para fazer scalping, você tem que procurar um broker que cobra comissões baixas para que sua lucratividade não seja afetada. Além disso, você deve levar em consideração a facilidade de uso, a reputação e a disponibilidade de conexões com várias plataformas de negociação.

O scalping pode ser realizado na bolsa de valores?

Scalping também é compatível com a bolsa de valores; É importante que você saiba que todos os mercados financeiros existentes têm características diferentes; portanto, no scalping, é recomendável escolher mercados como futuros, onde ativos com alta volatilidade e, portanto, alto volume podem ser negociados.

Quanto tempo deve durar uma operação de scalping?

Uma transação de scalping pode durar de alguns segundos a alguns minutos. É um método de negociação super rápido, portanto sua resposta deve ser ágil para aproveitar as flutuações do preço do ativo em um período de tempo muito curto.

Experimente a estratégia Scalping em uma conta demo gratuita

Alberto Carranza

Diretor e desenvolvedor de empreendimentos online. Especialista em aplicações financeiras como forex, ações, criptomoedas. Pesquisador de novos mercados disponíveis para pessoas com conhecimento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *